Os primeiros dentes!

O Santi é muito precoce. Sai à mãe!
Já tem dentes! Dois para ser exacta!
Quando fomos à consulta dos 4 meses, eu bem que me "queixei" que ele andava muito babão, e sempre a meter as mãos na boca, mas disseram que ainda era muito cedo para ser dentes. A minha mãe até disse que me tinha nascido o primeiro dente aos três meses, mas continuaram a dizer que era normal, era de ele estar a descobrir as mãos. A verdade, é que não bastou nem dois dias, para começarmos a ver um alto branco dentro da gengiva. E passadas duas semanas... Puff! Cá estava um dentinho acabado de rasgar a gengiva! Passados poucos dias, nasceu logo o outro, do lado.
E assim foi, com 4 meses e duas semanas, o Santi ficou com dois mini dentinhos acabadinhos de nascer!
Se não fosse o facto dele estar constantemente a babar-se e a levar as mãos à boca, nem nos teríamos apercebido que ele já tinha dentinhos! Graças a Deus, não teve nenhum daqueles sinais que indicam que vêm ai os dentinhos!



Todos nós sabemos que a erupção dos dentes no bebé são dolorosos, não fosse Deus fazer tal coisa tão perfeita, e por os dentes a nascer, com dores horríveis, numa fase da nossa vida que não nos lembrarmos íamos. Embora nos custe muito assistir à aflição do bebé, e por vezes sem puder fazer nada, sabemos que está provado que os adultos não aguentariam tais dores.

Mas voltando aos sinais que indicam que os dentinhos estão para vir.
Todos os bebés reagem de forma diferente à erupção dos primeiros dentes. Enquanto uns ficam mais queixosos, choram, tentam morder tudo o que conseguirem levar à boca ou se recusam a comer, outros sentem apenas um pequeno desconforto.

Os principais sintomas são:
1. Irritado - os bebés podem ficar mais agitados, irritados e chorar sem motivo nenhum;
2. Saliva - o nascimento dos dentes aumenta a produção de saliva e o bebé baba-se com mais intensidade;
3. Perda de apetite - os bebés podem rejeitar a comida, biberão ou mama, porque o contacto com as gengivas doridas aumenta o incómodo da zona afectada;
4. Dificuldade em dormir - seja em sestas diurnas ou à noite, principalmente, o incómodo parece ficar maior, quando eles tentam descansar;
5. Gengivas vermelhas e inchadas - para além disto, é comum aparecer uma febre ligeira pouco acima dos 38º

O Santi, pelos vistos não teve assim grandes sintomas, o que me faz acreditar que ele teve apenas um ligeiro incomodo com o nascimento dos primeiros dentes!
Aqui por casa, nos já tínhamos a girafa Sophie, que é óptima para esta fase. Mas mesmo assim fomos comprar aqueles mordedores, comprámos o da Chicco, que dá para por frio, para aliviar a dor. Como ele não se queixou muito, nem procuramos muitas maneiras de aliviar a dor, mas sei que existem as escovas para massajar as gengivas, gel para aliviar as dores, e para os bebés como o Santi, que já iniciaram a diversificação alimentar, pode-se cozer alguns legumes, tipo cenouras, e colocar no frio de dar-lhes para eles trincarem.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Patinhos de borracha 🐥

Look Black & White

Iogurte