Iogurte

Iogurte! O tão esperado iogurte!
Agora que o Santi já começa a ficar mais crescido, e já começa a desenvolver uma alimentação parecida com a nossa - os horários das refeições já são iguais, pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar e ceia -, vamos substituir mais um leite (do lanche), por um iogurte. 
E agora é que começa as questões. "Será que já posso dar iogurte ao Santi?", "Será que não lhe faz mal?", "Que iogurte devo dar?", "E a quantidade?".
Por muito que se pesquise, ou pergunte, não há uma resposta certa ou igual, todos têm a sua opinião, então o que fazer?!


Seguir o melhor conselho, na dúvida, o instinto maternal sabe sempre o que fazer!

E foi isso que fizemos, informámo-nos primeiro do que ele podia ou não podia comer. Nomeadamente, iogurtes feitos com leite de vaca, - não devem ser dados antes dos 12 meses, com risco de sensibilização às proteínas do leite de vaca -, com açúcar - o açúcar que o organismo deles necessita já estão contidos nos alimentos que eles comem, como as frutas e os legumes -, e sem glúten, - por enquanto ele já introduziu o glúten nas novas papas, e esperamos para ver como corre a adaptação, sem nenhuma intolerância ou alergia, e sem doença celíaca, além do mais é importante incentivar-mos os nossos filhos a comer produtos sem glúten para praticarem uma alimentação mais saudável.

O mercado ainda não está suficientemente "maduro" nesta área, são poucas as escolhas que se podem fazer. Temos apenas duas marcas - tirando as marcas de distribuidor (ou marcas brancas como costumam ser conhecidas), que numa primeira fase acho que não preenchem os meus requisitos na alimentação dos bebés -, a Danone, e a Nestlé. São ambas boas marcas, e conhecidas pela sua qualidade, não há nenhuma melhor que a outra, agora depende muito do gosto do bebé. 
O Santi começou por provar O meu primeiro Danone, comeu a primeira colher e o resto mandou-me comer a mim 😂, para iogurte natural, levam o natural à letra.
Depois provou os iogurtes Nestlé bebé, que são muito parecidos com os da Danone, mas são um pouco melhores - a meu ver e do do Santi. E para terminar provou os Iogolinos da Nestlé, que são uns iogurtes muito práticos que não precisam de frio.

E eis os eleitos! Os Iogolinos!
A mãe e o pai adoraram a escolha do Santi, porque são super práticos para se levar para algum lado, e tem imensos sabores diferentes para se puder variar.


Cada embalagem tem 100 ml. E agora veio outro dilema, "Que quantidade dar?". Das primeiras vezes dei apenas um iogurtes, mas rapidamente percebi que tinha de dar o segundo, porque ao fim do primeiro ele ficava de boca aberta e a olhar para mim à espera do resto! "Será que faço bem?, "Será que lhe faz mal?", "Mas eu vejo sempre os meninos mais crescidos (2, 3 anos) a comer dois!". 
Querem saber, o Santi não é um bebé gordo, anda sempre entre o percentil 40 e 50, porque é muito comprido para o peso que têm, e sempre comeu mais cedo do que devia, quando era para aumentar as doses de leite, por isso eu acho que não lhe faz mal nenhum comer dois iogurtes. São 200 ml no total, e ele estava a beber 210 ml de leite, por isso parece-me justo esta troca!

Quais são as vossas experiências? 💋

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Look Black & White

Patinhos de borracha 🐥